Ser Ágil é para Todos

Olá pessoal, tudo bem?

Meu nome é Rodrigo Sander, sou Analista de Sistemas em uma grande empresa de Varejo, amigo pessoal do Leandro e do Paulo, criadores do AgileBox e atuo hoje como Scrum Master em dois projetos simultâneos, além de estar participando, mesmo que de forma embrionária, em outras iniciativas, dentro da companhia, que visam disseminar a Metodologia Ágil. Mas não foi sempre assim. Na verdade, apenas recentemente minha atuação no “mundo ágil” se tornou ativa dessa forma.

Minha jornada Ágil iniciou um tanto quanto desacreditada. Quem trabalhou com projetos em empresas ao menos uma vez já recebeu a orientação “vamos aderir a esta nova forma de trabalhar” e imaginou “mais uma ferramenta modinha que apenas vai atrasar meu trabalho”. Estou certo? Bom, foi assim que recebi a “Onda Ágil” dentro da companhia. Os benefícios não estavam visíveis, as opções não estavam claras, não havia conhecimento suficiente na companhia para orientação de como aplica-la de fato e, por estas razões, não conseguia ver sentido em utilizá-la. Mas independentemente de tudo isso, que acabei sendo “incentivado” a aderir a onda, mais especificamente ao SCRUM.

No início, como eu esperava, tudo se apresentou muito confuso, com diversas direções diferentes, sem uma explicação clara, exatamente como eu previa. Mas toda a mudança precisa de um fato novo que realmente a deflagre, e nós acabamos descobrindo o nosso “fato” quase sem querer. E não precisamos ir muito longe. Bastou a chegada de um novo colega, completamente identificado com a metodologia e que, de forma sutil e incentivadora, passou a sugerir formas de trabalho ao invés de impor, a apresentar os benefícios do SCRUM, a defender e disseminar suas ideias, trazendo a mim e a toda a equipe uma clareza sobre a metodologia que ainda não havíamos visualizado. E a partir disso, com muita conversa, discussões, troca de ideias, comprometimento o SCRUM passou a fazer parte da nossa forma de trabalho, possibilitando inclusive uma equipe mais engajada, identificada com o método e com os objetivos de cada Sprint, o que permite entregarmos valor para o nosso cliente em um período de tempo bem menor do que estávamos acostumados.

Hoje, após alguns meses atuando com o método SCRUM, visualizo com muita clareza os seus benefícios, que não são poucos. E aqui posso citar aqueles que mudaram de fato a forma de “fazermos” projetos: boards de acompanhamento de user stories e tarefas, cerimonias diárias e semanais que possibilitam integração de todo o time, realização de entregas menores, em menor espaço de tempo, mas com beneficio direto ao cliente em forma de valor real para o negócio. Agora, para mim, o benefício é sentir que de fato podemos fazer a diferença. Fazer a diferença para nossos clientes, com entregas concisas, para a nossa equipe, motivando e trocando informações/experiências a cada dia, para nós mesmos, sentido que de fato estamos nos tornando agentes de uma mudança que entregará frutos logo ali em frente.

Todos podemos ser ágeis! Todos podemos ser Agentes da Mudança! Todos podemos fazer a diferença! Só depende de nós mesmos! Então, VAMOS NESSA!!

Se você possui uma história parecida com a minha, ou até mesmo diferente, compartilhe conosco!  A troca de experiências irá apenas nos fortalecer!

English EN Portuguese PT Spanish ES
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *