Pensamento sistêmico catalisando a mudança em um time ágil

Pensamento sistêmico catalisando a mudança em um time ágil

Gosto muito de compartilhar minhas experiências de trabalho quando falo sobre agilidade. Tenho me aprofundado cada vez mais nos estudos sobre pensamento sistêmico e gostaria de compartilhar um case no qual a utilização de algumas alavancas apresentadas por este modelo de pensamento, ajudaram a transformar uma realidade.

Há alguns anos atrás eu atuava como Scrum Master em um time novo que havia adotado o Framework Scrum e enfrentava problemas clássicos de desenvolvimento de software:

  • Baixo engajamento do time;
  • Baixa qualidade nas entregas;
  • Muito retrabalho;
  • Lead Time muito grande;
  • Insatisfação por parte do cliente.

Esse foi um momento bem crítico no ciclo de vida e evolução daquele produto, assim como para a relação do time de desenvolvimento com a área de negócio.

A seguir, compartilho como foi a Sprint Review antes do momento da virada.

A Sprint review foi apresentada pelo responsável pela qualidade no time, foi uma reunião bem tensa com cobrança pela parte de negócios e informações desencontradas por parte do time. Seguem alguns resultados e constatação dessa apresentação.

  • Foi uma reunião remota (o time atuava remoto);
  • Em torno de 45% das histórias planejadas para a Sprint haviam sido concluídas;
  • O representante do negócio participou da metade da reunião;
  • O apresentador não tinha conhecimento pleno do que foi apresentado, o Scrum Master o ajudou com informações e dados de teste;
  • Metade das histórias apresentadas apresentaram erros.

Naturalmente, o resultado dessa reunião foi catastrófico, gerando insatisfação total com os resultados do time e necessidade de mudança de rumo. Nesse sentido, do contrário uma ruptura entre cliente e fornecedor aconteceria.

Começo da Mudança e alavancas do pensamento sistêmico

O impacto daquela reunião foi tão grande que motivou algumas ações drásticas que já estavam sendo pensadas:

  • Dois membros do time foram substituídos;
    • Um dos membros anteriores era um analista de negócios sênior que testava e fazia análise. Ele foi substituído por um desenvolvedor júnior e mais um analista de qualidade júnior passou a integrar o time;
  • O PO era um gestor que não tinha tempo para o dia a dia do time. Desta forma, passou o cargo para um analista de negócios;
  • O time passou a atuar fisicamente nas instalações do cliente;
  • Foi claramente definido o objetivo de negócio para o time;
  • Foi criado um Kanban Board para o time.

E a mágica do pensamento sistêmico mágica aconteceu 

Esse case aconteceu há bastante tempo. Nunca tinha parado para refletir o que havia acontecido naquele contexto específico do time. Hoje fica mais claro que diversos pontos fizeram com que aquele resultado tenha sido obtido e vou referenciar algumas questões vinculadas ao pensamento sistêmico que fizeram uma transformação positiva rápida ocorrer.

Todavia, o fato é que a discrepância entre o resultado que se esperava de um sistema, no caso o time, e o que de fato esse time entregava foi resolvida. Como resultado, o time concluiu quase todo o trabalho planejado um mês antes do desejado pelo cliente. As entregas tiveram extrema qualidade e o cliente ficou muito satisfeito com os resultados de negócio obtidos pelas entregas. Além disso, o time junto com a área de negócio, descobriu que não seria necessário desenvolver todos os itens de Backlog, pois parte da histórias contidas nele não agregavam valor.

Alavancagens de pensamento sistêmico utilizadas

Muitas vezes pensei que aquele resultado tinha sido gerado pela troca de pessoas, mas analisando e tendo vivenciado o que ocorreu naquele time essa explicação não faz sentido. O estudo de pensamento sistêmico me fez perceber que naquele momento haviam sido acionadas algumas alavancas de sistemas do pensamento sistêmico e isso sim explica tamanha transformação. O que ocorreu foi que, a partir daquele momento, pessoas passaram a se engajar de uma forma totalmente nova. Somado a isso, passaram a adotar um comportamento estratégico e tático totalmente diferente em questão de semanas.

O que são alavancas sistêmicas

A disciplina do pensamento sistêmico é bem densa e bem extensa, por isso vou ater-me a comentar brevemente algumas das 12 alavancas sistêmicas propostas por Donella Meadows.

Segundo Donella, fazer com que um sistema tenha consciência do seu propósito ou de sua função é uma das alavancas mais poderosas com relação a alavancagem de um sistema. A alteração de regras, fluxos e políticas é outro ponto de alto impacto e a troca de pessoas ou outros parâmetros como horas de trabalho e quantidade de pessoas gera pouco impacto.

Existem dois ótimos materiais para entender mais sobre esse assunto:
Projetos Ágeis e os 12 pontos de alavancagem sistêmica (Alisson Vale)

Leverage Points: Places to Intervene in a System by Donella Meadows

Pensamento Sistêmico - Pontos de Alavancagem sistêmica Donella Meadows e Alisson do Vale.

Pontos de Alavancagem sistêmica acionados

1 – Alanca de altíssimo impacto:  Alinhamento de propósito

Pensamento sistêmico - Ponto de alavancagem sistêmica Altíssimo Impacto


Segundo o pensamento sistêmico, uma das alavancas mais poderosas de melhoria para um sistema é o entendimento do seu propósito. Nesse caso o time sabia exatamente o que era esperado dele e passou a se relacionar com o cliente diariamente, participando do Discovery das demandas e tendo ciclos de feedback extremamente curtos.

2 – Alavanca de alto impacto: Mudança de ambiente físico, Kanban Board e construção de uma nova cultura

Pensamento sistêmico - Ponto de Alavanca sistêmica de alto impacto

Várias questões aconteceram depois que o time passou a atuar próximo à área de negócios e logo que passou a ter um Kanban Board. Alguns deles foram:

  • Coordenação tática nas reuniões diárias
    • O time organizava-se taticamente como se o quadro fosse um tabuleiro de um jogo a ser vencido com o esforço de todos;
    • A P.O. participava diariamente trazendo feedbacks dos clientes sempre que necessário;
  • Controle da capacidade
    • Não tínhamos limite de WIP definidos, mas o time olhava o board da direita para a esquerda e tinha o mantra de “Começar a terminar e parar de começar” na cabeça.
  • Cultura de colaboração
    • A medida que o time começou a entregar com qualidade, dar previsibilidade e a engajar-se com as demandas, o clima de cobrança e acusação passou a mudar para um clima de colaboração entre o negócio e o time.
  • Gargalos foram surgindo e sendo resolvidos
    • A medida que o trabalho estava sendo visível, alguns gargalos apareciam, e sendo endereçados entre eles: lentidão para homologação, ciclo de feedback longo, instabilidade de ambientes, lentidão para promoção em ambientes de desenvolvimento.

3 – Alanca de baixo impacto:  alteração de parâmetros

Pensamento sistêmico - Ponto de Alavanca sistêmica de baixo impacto
  • Um desenvolvedor substituído
  • Analista de negócios substituído por um desenvolvedor júnior e um analista de qualidade júnior

Depois de tudo isso que foi relatado, fica mais claro entender que somente a mudança de duas pessoas e a entrada de um novo profissional não foi o que gerou toda essa transformação em um sistema. Outras alavancas do pensamento sistêmico foram utilizadas inconscientemente e geraram resultado.

O pensamento sistêmico catalisando mudanças

É muito importante termos consciência dos motivos que fizeram com que determinadas ações que realizamos no passado tiveram sucesso. A PNL utiliza uma ferramenta que se chama modelagem. O conceito desta ferramenta trata-se de entender os padrões que levaram determinada ação a ter sucesso para com base nisso podermos elencar alguns elementos e levá-los para uma situação futura. Achei relevante trazer esse exemplo, pois embora o case apresente um time que atuava tentando rodar o Framework Scrum, a transformação real do time foi ocasionada por ações agnósticas com relação a metodologia ou framework, eles inconscientemente estavam baseadas no pensamento sistêmico.

Como comentei no começo do post, gosto muito de falar sobre experiências, vocês já passaram por experiências semelhantes, querem compartilhar? Que acharam do material pessoal? Adoro feedback, todas as críticas e considerações serão bem vindas. Estou apaixonado pelo pensamento sistêmico vamos colaborar sobre esse conteúdo tão rico!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *