O que é uma Startup e Lean Startup

Certamente a pergunta o que é uma startup abre margem para uma série de respostas e discussões levantadas por uma comunidade apaixonada pelo tema. Com o intuito de consolidar as principais definições de startup, esse artigo busca apresentar conceitos de diversas fontes que visam responder o que é uma startup.

O que é uma startup para a Wikipédia

Em primeiro lugar, a Wikipédia apresenta uma definição muito precisa sobre o que é uma startup. Uma startup é uma empresa emergente que tem o objetivo desenvolver um modelo de negócio repetível, escalável, em condições de extrema incerteza (ponto de suma importância), ao redor de um produto, serviço, processo ou plataforma. O modelo de negócios é a maneira como a empresa gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Uma startup é uma empresa recém-criada, normalmente de base tecnológica, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados…

O que é uma startup para o dicionário

Já o dicionário informal apresenta uma outra definição para startup. Startup é basicamente uma empresa jovem, mas com algumas características específicas. Startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza (novamente referência à incerteza). O termo começou a se tornar popular na década de 90 na primeira grande bolha da internet.
Eric Ries, A startup enxuta, the lean startup. O que é uma startup

Lean Startup – Eric Ries

O que é uma startup para Eric Ries

Tudo começou com o Livro Lean Startup. A obra de Eric Ries apresenta o método científico criado pelo autor para a gestão de negócios que possuam características de extrema incerteza. Em síntese a definição de Ries afirma que: Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.

Lean StartUp a metodologia científica para a inovação

Nesse sentido Eric Ries inicia sua obra descrevendo sobre como o Lean Startup surgiu.  Em primeiro lugar o autor relata que após, falir alguns empreendimentos, decidira lançar uma nova empresa com um pensamento diferente. Dessa vez ele estava disposto a conduzir seu empreendimento com um Mindset diferente. Ele estava aberto a correr riscos, planejar menos e experimentar mais, aprender com os erros e corrigir rapidamente o curso de sua empresa. Inegavelmente essa nova abordagem empresarial contradizia todas as teorias de administração vigentes. Estas estão baseadas em um denso período de planejamento e pesquisa de marcado, para apenas depois desse estudo iniciar o desenvolvimento dos produtos propriamente ditos.

Sucesso da starutUP IMVU de Eric Ries

Logo após um período em que tudo parecia perdido e que o novo empreendimento de Eric Ries estava com os dias contatos, os números da empresa começaram a melhorar repentinamente. Passados alguns ciclos de lançamento de novos produtos, entrevistas com os clientes, aprendizado e restruturação da aplicação, enfim, a IMVU havia compreendido quais hipóteses de sua ideia de negócio atraiam seus clientes finais e quais deveriam ser modificadas para atender o mercado. Decorridos alguns meses dessa descoberta a IMVU, não apenas, tornou-se um grande sucesso, como também Ries iniciou a palestrar e compartilhar o conhecimento com a comunidade de empreendedores.

Raízes do Lean Startup

No momento em que Eric Reis iniciou a apresentar suas ideias para a comunidade, o público se mostrou bastante incrédulo com o que era apresentado. Com o propósito de melhorar esse feedback Ries buscou encontrar um referencial teórico para embasar o sistema de inovação que ele havia criado.
Origens do Lean Startup, sistema de toyota de produção

Origens do Lean Startup

  Assim como a maioria dos métodos ágeis de desenvolvimento, o Lean Startup foi beber na fonte do Sistema Toyota de Produção. Também conhecido como Lean Manufactoring. Dentre as práticas extraídas do Sistema Toyota de Produção destacam-se Nesse sentido, Ries afirma que a partir do Lean Manufactoring ele encontrou a linha para evolução do conceito da Startup Enxuta, que para o autor trata-se da “Aplicação do pensamento enxuto para ao processo de inovação”. Trata-se de uma abordagem para gerar o que ele chama de conhecimento validado através do ciclo de feedback de construir, medir e aprender. Ao passo que O Blog de Ries apresenta lições aprendidas nos últimos anos de atuação com consultor de startups.
Oque é uma startup enxuta, eric Ries - ciclo de feedback de construir, medir e aprender

Ciclo de feedback de construir, medir e aprender

Cinco Princípios de Lean Startup

O Lean Startup propõe um novo modelo de construir e pensar produtos inovadores. Ou seja, modelos que possuam a característica de atuarem em um ambiente que possua condições de extrema incerteza, que levem a um negócio próspero e sustentável a longo prazo. Em suma, esse novo modelo está baseado em cinco princípios:
O que é uma startup - Cinco princípios da Lean Startup

Os cinco princípios da startup enxuta

  1. Empreendedores estão por tata a parte. Nesse sentido, o autor lembra que para estar em uma startup não é necessário estar em uma garagem. Essa premissa representa o esteriótipo de uma startup utópica.  Porém, para Ries, o empreendedor é aquele que trabalha dentro do conceito de startup cunhado por ele. Uma instituição para criar produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.
  2. Empreender é administrar. O livro afirma que uma startup é uma instituição e não um produto sobre o qual foi criada. Dessa forma requer um novo formato de gestão, construída para seu contexto de incerteza.
  3. Aprendizado validado. Startups existem para aprender a desenvolver um negócio sustentável. Todo esse aprendizado pode ser validado cientificamente. Esse teste pode ser feito por meio de experimentos frequentes que permitem aos empreendedores testar cada elemento de sua visão.
  4. Construir-medir-aprender. Acelerar o ciclo de Feedbak. Esse deve ser o objetivo de toda startup. Transformar ideias em produtos, medir com os clientes reagem. Com o resultado disso aprender se é o caso de pivotar ou perseverar.
  5. Contabilidade para inovação. Para criar um empreendimento sustentável é necessário focar em resultado. Para isso é necessário medir o progresso, definir marcos e priorizar o trabalho. Para tal objetivo Ries apresenta uma nova forma de contabilidade desenvolvida para startups.

Considerações finais do que é uma startup e Lean Startup

Como pode ser visto, além de apresentar principalmente o conceito do que é uma startup.  Foi apresentado igualmente o método Lean Startup introduzido pelo autor Eric Ries. Ademais, essa nova metodologia iniciada no desenvolvimento de sistemas ampliou sua atuação para diversas áreas de negócio. Atualmente é utilizada em todo o mundo, sobre por empreendedores que utilizam inovação continua para criar empresas extremamente bem sucedidas. Gostou do assunto? Comente abaixo e vamos discutir sobre esse tema tão apaixonante. Logo após, seguem duas indicações de livros do Eric Ries:
English EN Portuguese PT Spanish ES
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *