Kanban Meeting e Daily Meeting: Entenda as semelhanças e diferenças

Embora as reuniões diárias do método Kanban e do Framework Scrum possuam a sua origem na Standup meeting do Sistema Toyota de produção (Lean Manufacturing), ambas  possuem objetivos e formas de realização distintas. Nesse artigo irei traçar um comparativo entre as duas reuniões para que possamos entender as diferenças e semelhanças entre a Kanban Meeting e Daily Meeting.

Kanban metting e Daily Meeting: Entenda as semelhanças e diferenças

Procedimento inicial da Daily Meeting e da Kanban Meeting

Em primeiro lugar, o time se reúne no mesmo local diariamente, todos ficam de pé geralmente em frente ao board de tarefas (Scrum Board ou Kanban board) e colaboram sobre as histórias em andamento e a serem desenvolvidas. A reunião tem um time-box de 15 minutos no Scrum e é recomendado menos do que 15 minutos no Kanban.

Objetivo da Kanban meeting

Em suma, o foco no fluxo de trabalho mais especificamente em acelerar a conclusão de histórias e indicar impedimentos e defeitos a serem resolvidos.

Objetivo da Daily Meeting

Auto-organização. Todos os dias, o Time de Desenvolvimento deve entender e planejar como irá atingir o objetivo da Sprint e criar o incremento previsto até o final da Sprint. É uma reunião diária de inspeção e adaptação.

Como é conduzida a Kanban meeting

A Standup meeting é conduzida por um facilitador. O foco é analisar o fluxo de trabalho. O time colabora sobre as demandas em andamento, todos de pé, verificando o Kanban Board da direita para a esquerda. Esta abordagem direciona a atenção para as histórias que estão mais próximas de serem concluídas. O objetivo nesse ponto é reforçar o mindset de todos para aquilo que é  um dos mantras do Kanban de “Pare de começar, comece a terminar”.

 

Não é necessário que cada um dos colaboradores respondam às três questões sugeridas pelo Scrum. David J. Anderson, no livro “Kanban Mudança Evolucionária de Sucesso para Seu Negócio de Tecnologia”, apresenta alguns dos motivos pelos quais as perguntas tornam-se desnecessárias:

  • O quadro Kanban apresenta todas as informações sobre qual tarefa está sendo desenvolvida por cada pessoa;
  • Pessoas que participam regularmente poderão ver o que mudou desde ontem.
  • Indicativos de bloqueio e bugs no quadro indicarão quais tarefas estão com problemas.
  • Alguns times marcam pontos vermelhos ao lado das histórias a cada dia que elas ficam paradas em uma mesma etapa, conhecido como efeito catapora. Essa marcação propicia transparência e gestão visual dos itens que estão a muito tempo no mesmo status.

Durante a reunião o facilitador irá solicitar informações sobre algumas histórias, dando ênfase àquelas que estão mais à direita do quadro principalmente quando apresentarem algum bloqueio, defeito ou aparentarem não ter movimentação por um tempo excessivo. Segundo David J. Anderson essa abordagem traz maturidade para o time e desta forma não faz-se necessário tratar sobre cada cartão na parede.

Como é conduzida a Daily Meeting

A Daily Meeting é conduzida pelo time de desenvolvimento (Development Team), é uma reunião interna desse público. De acordo com o Scrum Guide, caso estejam presentes outras pessoas, o Scrum Master deve garantir que eles não perturbem a reunião.

 

Todos se posicionam de pé em frente ao Scrum Board e o formato mais comum de execução é baseado nas três perguntas apresentadas no Scrum Guide, essa abordagem não é uma regra, é apenas uma sugestão. No formato sugerido cada um dos membros do time respondem as perguntas abaixo:

 

  • O que eu fiz ontem que ajudou o Time de Desenvolvimento a atingir a meta da Sprint?
  • O que eu farei hoje para ajudar o Time de Desenvolvimento atingir a meta da Sprint?
  • Eu vejo algum obstáculo que impeça a mim ou o Time de Desenvolvimento no atingimento da meta da Sprint?

Os trechos das perguntas apresentado em negrito foram acrescentados recentemente na na versão do Scrum Guide 2017, o formato mais conhecido não apresenta esse complemento que visa setar o mindset do time para atingir o objetivo da Sprint.

Após a reunião Kanban Meeting e a Daily Meeting

Geralmente após as reuniões diárias, de ambos os modelos, são realizados encontros para tratar pontos específicos identificados anteriormente. Nesse caso os participantes convidados serão apenas as pessoas que auxiliam na solução da questão apresentada.

Resultado da Kanban Meeting

A Kanban Meeting é uma reunião de coordenação e auto-organização visando o atingir o máximo de foco na conclusão de trabalho e solução de bloqueios e impedimentos.

Resultado da Daily Meeting

Reuniões Diárias melhoram as comunicações, eliminam outras reuniões, identificam e removem impedimentos para o desenvolvimento, destacam e promovem rápidas tomadas de decisão e melhoram o nível de conhecimento do Time de Desenvolvimento. Esta é uma reunião chave para inspeção e adaptação.

 

Kanban meeting X Daily Meeting: Qual é a melhor?

O título desse artigo refere-se às diferenças e semelhanças entre essas reuniões diárias, o objetivo não é definir qual é a melhor cerimônia. Em métodos ágeis não existe a bala de prata, essa afirmação cai como uma luva na comparação entre as duas cerimônias. Entendo que cada um dos modelos de reunião diária possui seu valor.

 

Gosto muito da abordagem do Kanban que utiliza-se do Kanban Board para dar a transparência ao fluxo de trabalho e às informações adicionais necessárias. Nesse caso impedimentos, bugs, tempo de um item parado e colaborador atribuído a cada demanda são gerenciados visualmente otimizando a comunicação. Partindo desse princípio a reunião é focada no fluxo do trabalho, em identificar gargalos e conduzir a finalização do trabalho.

 

Gosto também da interação entre todos os colaboradores proporcionada pela Daily Meeting, esse formato apresenta alguns benefícios específicos, dentre eles destaco:

  • A comunicação e auto-organização entre o time é aprimorada dia-a-dia;
  • Jeff Sutherland, em seu livro “A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, apresenta pesquisas sobre “saturação da comunicação” que apontam que  quanto mais o time todo sabe sobre determinado assunto, mais performático ele será;
  • O foco em atingir o objetivo da Sprint direciona o time para gerar um incremento com o valor esperado pelo negócio (artigo relacionado);
  • Uma vez que todos comunicam seus possíveis impedimentos, pode ser evidenciado um problema que outro membro do time já superou, desta forma a solução pode ser abreviada.

Cada abordagem apresenta uma série de vantagens, cabe a nós agilistas conhecer profundamente cada uma delas, guardar em nossa caixa de ferramentas e aplicá-las de forma a obter o máximo valor em cada situação. Digo isto, por entender que algumas práticas de cada uma das reuniões podem ser aplicadas tanto em times que rodam Scrum, Kaban como Scrumban.

 

Caro Agileboxer, queremos muito saber qual a sua opinião e colaborar sobre o tem? Concorda? Discorda? Venha conversar com a Agilebox sobre agilidade.

English EN Portuguese PT Spanish ES #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} .goog-text-highlight {background-color:transparent !important;box-shadow:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;}
function googleTranslateElementInit2() {new google.translate.TranslateElement({pageLanguage: 'pt',autoDisplay: false}, 'google_translate_element2');} function GTranslateGetCurrentLang() {var keyValue = document['cookie'].match('(^|;) ?googtrans=([^;]*)(;|$)');return keyValue ? keyValue[2].split('/')[2] : null;} function GTranslateFireEvent(element,event){try{if(document.createEventObject){var evt=document.createEventObject();element.fireEvent('on'+event,evt)}else{var evt=document.createEvent('HTMLEvents');evt.initEvent(event,true,true);element.dispatchEvent(evt)}}catch(e){}} function doGTranslate(lang_pair){if(lang_pair.value)lang_pair=lang_pair.value;if(lang_pair=='')return;var lang=lang_pair.split('|')[1];if(GTranslateGetCurrentLang() == null && lang == lang_pair.split('|')[0])return;if(typeof ga!='undefined'){ga('send', 'event', 'GTranslate', lang, location.hostname+location.pathname+location.search);}else{if(typeof _gaq!='undefined')_gaq.push(['_trackEvent', 'GTranslate', lang, location.hostname+location.pathname+location.search]);}var teCombo;var sel=document.getElementsByTagName('select');for(var i=0;i<sel.length;i++)if(/goog-te-combo/.test(sel[i].className)){teCombo=sel[i];break;}if(document.getElementById('google_translate_element2')==null||document.getElementById('google_translate_element2').innerHTML.length==0||teCombo.length==0||teCombo.innerHTML.length==0){setTimeout(function(){doGTranslate(lang_pair)},500)}else{teCombo.value=lang;GTranslateFireEvent(teCombo,'change');GTranslateFireEvent(teCombo,'change')}}
 

1 comentário em “Kanban Meeting e Daily Meeting: Entenda as semelhanças e diferenças

  • Muito bom artigo, questões muito clarar que apontam exatamente o que ocorre no dia a dia dos times, sou fascinado por Kanban, e também sou um grande fã de muitas cerimônias do scrum por ver muito valor no resultado gerado, acredito que o grande ponto é entender o que cada uma tem de bom e utilizar isso em prol de projetos com uma melhor execução, e times com mais maturidade e capacidade de trabalharem juntos.

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *