Team Kanban Board VS Scrum Board

O tradicional quadro do framework Scrum muitas vezes é erroneamente chamado de Kanban Board. Vamos entender as diferenças entre os dois artefatos e entender em qual contexto cada um deles agrega mais valor para um time ágil.

Hello Scrum Board

Todos os times ágeis que conheci utilizam-se de um board, seja ele físico ou digital, para o controle de tarefas/histórias de seus fluxos de trabalho. A Scrum.org é uma das maiores e mais importantes instituições que mantém o Framework Scrum. No seu glossário o Scrum Board é definido com o  artefato utilizado para o time gerenciar o Sprint Backlog e para tornar as informações visíveis.

O Scrum Board é composto basicamente por três colunas “To do” (a fazer), “Doing” (fazendo) e “Done” (feito). Todos os itens de trabalho a serem desenvolvidos durante uma sprint deverão passar por essas três colunas para que sejam considerados como uma porção de software passível de promoção para produção, ou seja, parte do incremento da Sprint.

Quando utilizar o Scrum Board

O Scrum Board é um artefato extremamente enxuto. Essa ferramenta agrega bastante valor para times que possuem um fluxo de trabalho muito simples, no qual não existam possibilidades de filas de espera ou gargalos.

Hello Team Kanban Board

O Kanban Board é um artefato essencial para o Kanban. Esse método pressupõe que a transparência e visualização do fluxo de trabalho possibilita rápida identificação de pontos de melhoria.

Diferente do Scrum Board que apresenta visualmente apenas o trabalho do time de desenvolvimento (midstream), o Kanban Board apresenta todo o mapeamento do fluxo de valor de um produto. O artefato se propõe a propiciar uma gestão visual de toda a cadeia desde a sua concepção, passando pela execução, entrega para o cliente final, mapeamento da utilização e inclusive avaliação e feedback do produto.

Tendo isso em vista, geralmente, uma das primeiras ações para iniciar a jornada rumo ao Kanban é realizar o Mapeamento do Fluxo de cadeia de valor do produto. Logo após é hora de representar esse fluxo no board virtual. Sendo assim, cada uma das etapas da cadeia de valor do produto se transforma em uma coluna do board físico.

Nesse post irei tratar exclusivamente do Team Kanban Board, que é utilizado de forma análoga ao Scrum Board. Ele representa a cadeia de valor na qual o time de desenvolvimento atua a chamada midstream. Dessa forma onde eu me referir a Kanban Board, fica subentendido Team Kanban Board.

Neste ponto deixo agradecimentos a Rodrigo Yoshima e Mauricio Andreazza por suas críticas construtivas que ajudaram com que o artigo tenha mais precisão nos conceitos do método Kanban. Muito Obrigado!

Certamente a gestão visual é parte importante do método Kanban, uma das provas disso está evidenciada em uma passagem do livro “Kanban: Mudanca Evolucionaria de Sucesso Para Seu Negócio de Tecnologia”. Livro de autoria de David J.Anderson, o criador do Método Kanban. O autor apresenta como deve ser conduzida a reunião diária “Kanban Meeting”. Nesse ponto ele diz que não é necessário todas as pessoas falarem como acontece na reunião diária do Scrum  “Daily Meeting” pois o quadro fala por elas. Ao olhar um bom quadro Kanban será possível verificar questões como:

  • Quais atividades estão sendo tocadas por quais colaboradores;
  • Quais são os Impedimentos;
  • Quais itens estão parados a muito tempo;
  • Quais itens estão mais perto de serem concluídos;
  • Se existem gargalos;
  • Se existe excesso de trabalho em progresso, limite de WIP estourado;
  • Como está o andamento de atividades com relação ao seu prazo de entrega;

Mais importante do que os benefícios para a reunião, o Kanban Board apresenta benefícios adicionais para o time e para os stakeholders, seguem alguns deles:

  • Torna transparente para qualquer interessado o processo de trabalho do time;
  • Possibilita visualizar a situação imediata do fluxo de trabalho do time;
  • Possui WIP é um grande impulsionador para a performance do time;
  • Torna mais visível e claro o fluxo atual de trabalho, facilitando a tomada de decisão do time, tendo em vista cumprir suas metas;
  • Possui buffers que ajudam a identificar gargalos e oportunidades de melhoria;
  • Esses status de espera, possibilitam realizar uma medição de eficiência de fluxo.

Quando utilizar o Team Kanban Board

O Kanban Board deve ser utilizado em times que possuam uma cadeia de geração de valor de média a complexa. Do meu  ponto de vista, independente da forma como trabalham, a grande maioria dos times de desenvolvimento de software terão diversos benefícios ao adotar o Kanban Board.   

Kanban Board vs Scrum Board, quem é o campeão?

Quem já trabalhou comigo percebe minha tendência pela rápida adoção do Kanban Board em todos os times nos quais atuo. Tive ótimas experiências com a adoção deste artefato inclusive em times puramente Scrum. Em alguns casos, obtivemos resultados expressivos mesmo sem a utilização de WIP. Em uma das experiências a simples visualização do fluxo de trabalho possibilitou a identificação de gargalos por parte do time. Quando os gargalos tornaram-se claros e visíveis os membros do time passaram a discutir e colaborar mais com relação à tomada de decisão sobre como tornar o fluxo mais fluído. O resultado foi um time mais comunicativo e colaborativo e também mais maduro quanto auto-organização.

Então pessoal, gostaram do Team Kanban Board? Concordam comigo? Bora implementar o Kanban Board como diria meu Amigo André Suman na fatídica “próxima segunda-feira”?


English EN Portuguese PT Spanish ES

#goog-gt-tt {display:none !important;}
.goog-te-banner-frame {display:none !important;}
.goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;}
.goog-text-highlight {background-color:transparent !important;box-shadow:none !important;}
body {top:0 !important;}
#google_translate_element2 {display:none!important;}

 

2 comentários em “Team Kanban Board VS Scrum Board

  • Parabéns pelo conteúdo Leandro!
    Eu faria apenas uma alteração na imagem que colocou no artigo 😉
    Já que o artigo é mais direcionado para iniciantes no assunto, inverteria o título para coincidir com os boards kanban e Scrum entendeu 😉 Sua ilustração ficou TOP mas para iniciantes pode gerar alguma dúvida ao olhar o método acima.
    Abração! 😉

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *