Inteligência Emocional para Ultrapassar Obstáculos

Neste post, decidimos quebrar o protocolo e escrever sobre temas que não estão diretamente relacionados à Agilidade mas conectam-se ao momento atual, com o novo formato de trabalho e influenciam na qualidade de vida.

Relacionamos alguns pontos importantes sobre como manter o equilíbrio emocional neste período de incertezas para que seja possível atravessar esta etapa com maior margem de segurança.

1.0 – Procure a Informação Correta

Sempre que receber conteúdo de origem duvidosa questione e cheque a informação. Evite propagar estes conteúdos imediatamente para não disseminar fake news.

Isto evitará que muitas pessoas entrem em pânico por conta de informações incorretas.

Em caso de dúvidas, acesse o portal da Organização Mundial da Saúde ou mesmo o Ministério da Saúde. Procure também acessar sites e jornais com credibilidade, existem vários.

2.0 – Cuide de sua saúde

Alimente-se bem. Procure consumir alimentos saudáveis, hidrate-se, evite exageros para que não seja necessário procurar farmácias ou até mesmo hospitais.

Siga as boas práticas de higiene. Clique aqui para saber os cuidados primários que precisamos ter, principalmente ao chegar em casa.

Caso apresente algum sintoma, mantenha-se calmo e siga as instruções de não procurar imediatamente apoio médico em hospitais ou clínicas onde o fluxo de pessoas é maior.

Em seu canal do Youtube o Dr. Drauzio Varella sempre traz informações importantes sobre como proceder.

  3.0 – Pratique Esportes

Encontre atividades físicas que o ajudem a retirar o stress. Procure espaços na sua casa, prédio ou condomínio. Não esquecendo é claro da segurança, evite aglomerações.

Clique aqui e verifique dicas de exercícios para espaços pequenos.

4.0 – Aproveite o convívio de sua família

Talvez esse seja o momento para você aproveitar mais o convívio de seus familiares e talvez estreitar laços. Procure reforçar vínculos que a rotina do dia-a-dia muitas vezes não o permitia.

5.0 – Utilize a tecnologia a seu favor

Quando estamos distantes fisicamente da família a tecnologia pode ser grande aliada. Reforce a utilização de recursos de áudio e vídeo para chamadas e comunicação remota. Estes recursos diminuem a sensação de distância física.

Comece utilizar chamadas de vídeo, caso ainda não o faça.

Se possível, reforce as compras de mantimentos online. Existem muitos supermercados que fornecem Apps com este tipo de serviço. Este tipo de consumo além de garantir maior segurança para sua saúde e de seus familiares, trará comodidade.

6.0 – Procure administrar suas emoções

É importante entender que preocupações são inevitáveis, mas saber “como” lidar com elas é fundamental. Evite montar cenários catastróficos em sua mente.

Pensar no caos ou no pior cenário possível a todo momento não o auxiliará nessa travessia e fará com que sua ansiedade e medo aumentem.

Encontre um viés positivo em sua mente. Isto ativará sua Inteligência Emocional.

7.0 – Busque distrações

Sempre que possível, procure se distrair. Procure exercitar seu bom humor, seja através de filmes, livros ou mesmo conversas descontraídas na sua casa.

Na maior parte do tempo procure conversar assuntos leves com sua família. Isto não significa não falar de problemas, mas evite falar deles tempo todo. Esta atitude treinará seu olhar positivo perante os problemas.

8.0 – Exercite seu senso de liderança

É justamente nos momentos difíceis que pessoas com perfis de liderança são importantes. Tente exercitar esta capacidade e comece dentro da sua casa.

Seja condutor de equilíbrio tanto na sua equipe quanto na sua família. Todos procuramos referências nesses momentos, pessoas que possamos confiar e que ajudem a passar da melhor forma por situações complicadas.

Pense que depois que a poeira baixar, você levará como legado estes ensinamentos sobre liderança.

Seja líder, promova a postura positiva através do exemplo.

9.0 – Aproveite seu tempo para aprender

Uma vez que estará mais tempo em casa, depois do trabalho aproveite suas horas livres para buscar conhecimento, realizar leituras que gerem satisfação e sobretudo aprender conceitos e tecnologias diferentes, que possam acrescentar em sua carreira. Isto pode ser útil para você, principalmente quando o mercado se restabelecer.

10 – Conte conosco

Por fim, saiba que todos estamos juntos nessa. Você não está sozinho. Caso queira trocar conhecimento, compartilhar materiais e experiências e porque não conversar sobre quaisquer temas, então conte conosco.

Nós do Agilebox, não podemos e não iremos passar em branco nesse momento. Nossa proposta é mudar o mundo e melhorar a forma com que as pessoas enxergam a vida e realizam suas atividades.

Jamais fugiremos de nosso papel como cidadãos em prol de uma sociedade melhor.

Conte conosco!!!

Estamos juntos!!!

 

2 comentários em “Inteligência Emocional para Ultrapassar Obstáculos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *