Dicas para a certificação PSM I – Scrum.org

 

Certificação PSM I

No momento em que decidi realizar a certificação PSM I da Scrum.org iniciei uma série de pesquisas com o objetivo de buscar um plano de estudos assertivo para obter minha certificação com um percentual de acertos alto.

Meu intuito num primeiro momento, era escrever um artigo de dicas após a obtenção da minha certificação. Entretanto, como um bom agilista entendo que este artigo deva ser construído de forma colaborativa e incremental. Visto que encontrei uma série de dicas e materiais de grande valor, primeiramente iniciarei esta jornada compartilhando e incrementando esse post desde já.

De fato, conto com a colaboração de todos com sugestões, críticas e dicas de materiais. De tal sorte que vamos transformar este canal em uma fonte de conhecimento coletivo na busca do objetivo comum: A Certificação PMS I.

Por que escolher a certificação PSM I

Os dois órgãos que oferecem certificações Scrum de maior relevância são a Scrum Alliance e a Scrum.org. Embora a definição de qual certificação escolher seja algo bem pessoal e delicado. Ainda assim este assunto resulta em inúmeras discussões na comunidade.

Informações sobre a certificação CSM e a Scrum Alliance

Minha primeira certificação Scrum foi a CSM, aliás é a certificação da Scrum Alliance, a certificação que de fato é a mais difundida no Brasil. Conquistei essa certificação em janeiro de 2016, quando estava tendo minhas primeiras experiências em métodos ágeis. Para estar apto a realizar o testes é imperativo realizar um treinamento de 16 horas com uma empresa filiada à Scrum Alliance. O treinamento geralmente é excelente e existem ótimas escolas habilitadas que oferecem estas capacitações no Brasil. Realizei o meu com a K21 e foi sensacional. O instrutor era ótimo e as dinâmicas realizadas durante os dois dias do curso ajudaram a fixar os conteúdos. Um dia após o término do curso, realizei a prova e felizmente obtive a aprovação.

Meu resultado com a certificação CSM

A obtenção da certificação foi munto útil, no primeiro momento, tendo em vista iniciar a implementação de Scrum na empresa na qual trabalhava. Além disso, embasado por essa experiência, surpreendentemente  surgiu a oportunidade de atuar num projeto que já rodava com Scrum. Era um time sobretudo formado para desenvolver uma APP para uma gigante multinacional do ramo de fabricação de computadores. Inegavelmente foi uma experiência fantástica, o time era constituído de profissionais distribuídos entre Brasil, Índia e Estados Unidos. Primordialmente foi muito rica a experiência de vivenciar a aplicação do Scrum em um time mundialmente distribuído. No meu caso, sobretudo, a certificação CSM foi extremamente importante para mergulhar definitivamente no mundo ágil.

Informações sobre a certificação PSM I e a Scrum.org

Semelhantemente, a Scrum.org foi fundada e administrada atualmente por Ken Schwaber, criador do Scrum juntamente com Jeff Sutherland. Inegavelmente Schawber possui uma vasta contribuição para a expansão do Scrum e dos métodos ágeis, sendo um dos co-autores do manifesto ágil e autor de alguns livros de Scrum. Ao mesmo tempo que Ken foi também um dos fundadores da Scrum Alliance. Após um profundo desacordo com o conselho em relação à avaliações dos processos de certificação em 2009, Schawber demitiu-se da Scrum Alliance e fundou a Scrum Org, proprietária da certificação será tema deste artigo.

A obtenção do certificação PSM I dá-se pela realização de um teste online onde não existem pré requisitos, entretanto, para ser aprovado é necessário responder oitenta questões em sessenta minutos. Por fim é necessário obter um escore mínimo 85% de acerto para ser aprovado. Sem dúvida, no exterior a certificação PSM já é bem difundida e possui uma ótima credibilidade. Entretanto no Brasil, essa certificação vem ganhando cada vez mais reconhecimento e segundo informações que obtive, muitas oportunidades de mercado já solicitaram aprovação nesta prova com score mínimo de 90%.

Detalhes e informações da prova certificação PSM I

Não existe nenhum pré requisito para realizar a inscrição. De tal sorte que, basta acessar o site da scrum.org, efetuar o pagamento de uma taxa de U$ 150,00 que você estará apto à realizar a prova para obtenção da certificação PSM I. Portanto, a prova é realizada online, acessando o próprio site da scrum.org.

Seguem as informações da prova:

  • Custo: U$ 150,00;
  • Número de questões: 80;
  • Tempo de duração: 60 minutos;
  • Percentual de acerto para aprovação: 85%;
  • Idioma: apenas em inglês
  • Tipo de questões: Múltipla escolha e true/false.

 

Passos para a certificação PSM I

Inegavelmente, algumas dicas para a certificação PSM I se repetem em diversas referências. Todavia, apresentarei aquelas que entendo possuir mais potencial para maximizar o Score final da prova. Conto com a colaboração daqueles que já concluíram esta jornada ou que a estão realizando para refinar esses passos. Além disso, agregarei materiais diversos para complementar essas questões.
Abaixo, alguns passos importantes para o planejamento dos estudos:

  • Defina a data que pretende executar a prova e adquira o voucher
    Ao realizar essas duas ações você estará definindo metas importantes que o ajudarão a manter o foco.
  • Leia uma vez o Scrum Guide 2017 em português
    Mesmo que seu inglês seja ótimo é bom que a primeira leitura do guia seja realizada no seu idioma nativo. Isso irá consolidar em sua mente uma visão geral do Scrum de forma clara.
  • Leia o Scrum Guide 2017 em inglês
    A prova é realiza em inglês, dessa forma é muito importante realizar a leitura do Scrum Guide em inglês para que você se familiarize desde o início do estudo com o vocabulário do Scrum. Releia o Scrum Guide após cada simulado realizado.
  • Para a prova PSM I a leitura de outros livros não é necessária
    A prova PSM I é fortemente baseada no Scrum Guide e por isso ele é o livro de cabeceira de todo aquele que busca a certificação. A leitura de outros livros certamente irá ajudar mas será um alto investimento de tempo para um retorno bastante incerto. Irei passar alguns materiais adicionais que valem a pena estudar.

Simulação da prova da certificação PSM I

  • Realizar Simulados, muitos simulados
    Esse ponto é unanime. Todas as pessoas que passaram com uma boa pontuação relataram a importância dos simulados. A prova possui 80 questões e 60 minutos para ser realizada, ou seja menos de um minuto por questão. Em primeiro lugar o candidato precisa se adaptar a esse tipo de prova. Preparar o cérebro para entender a questão de forma rápida, estar atendo para as pegadinhas da prova durante 60 minutos e ter o domínio do conteúdo como um todo. A maioria dos simulados possuem as respostas comentadas e pelas indicações que tive as questões de todos esses simulados são muito parecidas com as questões da prova. Uma vez que você realiza um simulado e revisa suas respostas, você estará aprendendo mais e fixando o conteúdo de forma prática.
  • NÃO DESISTA
    No começo você pode encontrar grandes dificuldades, os simulados são em inglês e você tem a pressão do tempo. Sua pontuação eventualmente pode vir a ser baixa nas primeiras tentativas, não desista. Leia novamente o Scrum Guide em inglês e realize mais um simulado, você verá que a cada vez que executar esse ciclo, sua pontuação aumentará.
  • Registre os resultados dos simulados
    Infelizmente eu li essa dica após realizar meus primeiros simulados, uma sugestão é registrar a data da realização, fonte onde foi realizado o simulado, o número de questões, acertos e score em percentual, o tempo da prova e o tempo utilizado, e é claro o resultado final. Segue um modelo de registro dos simulados:

Métricas e repetição para a certificação PSM I

Data Fonte Questões Acertos Score Tempo da prova Tempo usado Resultado
12/10/2018 11:45 unbored trainning PSM I 80 60 75% 60 m 44:35 Reprovado
12/10/2018 11:45 Scrum Org Scrum Open 30 25 83.3% 30 m 13:24 Reprovado
13/10/2018 00:32 Scrum Org Scrum Open 30 28 93.3% 30 m 12:12 Aprovado
13/10/2018 00:45 unbored trainning PSM I 80 67 84% 60 m 47:20 Reprovado
  • Frequência dos simulados
    Isso vai depender do prazo que deseja estipular para a realização da prova. Para um prazo de 3 a 4 semanas de preparação o ideal seria realizar um simulado por dia de pelo menos 40 questões.
  • Quando Realizar a prova
    O grande balizador de quando realizar a prova é o resultado dos simulados. A comunidade recomenda realizar a prova quando o score obtido no simulado ficar em torno de 95%. E claro existe os mais conservadores que recomendam realizar a prova quando a pontuação estiver bem próxima ou atingido nos 100%.

Referências de simulados para a certificação PSM I

  • Scrum.org
    A scrum.org oferece alguns simulados free, são simulados de 30 questões para serem realizadas em 30 minutos, quando você faz mais de uma vez o simulado as perguntas se repetem muito e dizem que as perguntas são mais fáceis que as perguntas da prova, porém vale a pena realizar os testes. E vale a pena realizar os testes da prova de Product Owner e Scrum Developer

  • Mplaza
    Esse é um ótimo simulado pago, o custo é 27 euros.
  • Mlapshin
    Simulado free, o comentário é que as questões são bem similares às da prova.
  • Scrum Study
    A prova Scrum Fundamentals Certified é gratuita, você pode usar como preparação para a PSM I e já possuir essa certificação
  • Scrum Academy
    A realização da prova de International Scrum Master Foundation é free, após aprovado você pode pagar U$ 29,00 para adquirir a certificação.

Material Adicional para a certificação PSM I

Vídeos de dicas para a certificação PSM I

 

Espero que essas dicas ajudem as pessoas, que assim com eu, estão se preparando para a prova de certificação PSM I da Scrum.org. Esse material representa um compilado de vários materiais de pessoas que passaram no teste, caso vocês tenham dicas adicionais e sugestões compartilhem por favor que iremos construindo colaborativamente esse artigo.

Boa sorte a todos nós!

 

 

 

6 comentários em “Dicas para a certificação PSM I – Scrum.org

  • Proposta ótima para compartilharmos informações diversas sobre a certificação em si, mas também sobre o ponto de vista de casa um a respeito dela. Oportunidade de interagir com pessoas que buscam os mesmos objetivos. Parabéns!

     
  • I don’t know if it’s just me or if perhaps everybody
    else experiencing issues with your blog. It looks like some of the text in your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if
    this is happening to them as well? This may be a problem with my internet browser because I’ve
    had this happen before. Thanks

     
  • Hmm it looks like your site ate my first comment (it was super
    long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your
    blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any points for novice blog writers? I’d genuinely
    appreciate it.

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *